O serviço leitura do contador é prestado pelo Operador da Rede de Distribuição.
Será direcionado para o site da REN Portgás Distribuição.
O serviço gestão de ocorrências é prestado pelo Operador da Rede de Distribuição.
Será direcionado para o site da REN Portgás Distribuição.
Formado por uma mistura de hidrocarbonetos leves, o gás natural é mais limpo (menos poluente), económico, eficiente e seguro do que os outros tipos de energia fóssil.
Isto quer dizer que ao ser queimado emite menos substâncias que prejudicam o meio ambiente. É transportado por condutas instaladas no subsolo, reduzindo o movimento dos camiões e a poluição do ar. Substitui o uso da lenha, evitando o abate de árvores e outros tipos de combustíveis poluentes como o carvão e o petróleo.
É considerado a alternativa energética do futuro e a mais ecologicamente correta de que podemos dispor, numa escala compatível com as elevadas necessidades energéticas da Humanidade a nível global.
É a Natureza quem mais beneficia com o uso do gás natural. Mas a mudança começa em si.
O gás natural apresenta diversas vantagens, tais como:
O gás natural é a fonte de energia mais limpa e ecológica no universo das energias fósseis/convencionais, contribuindo para a redução dos gases de efeito de estufa (GEE) e para uma melhoria da qualidade do ar, quando substitui outras fontes de energia mais poluentes. Os produtos resultantes da sua queima são inodoros, isentos de óxido de enxofre e partículas de fuligem.
Pelo facto de não sofrer transformações e de as perdas no seu transporte serem mínimas, chegando ao local de utilização praticamente na forma em que é encontrado na natureza, é mais eficiente que a maioria das outras fontes de energia.
A chama azul produzida pelo gás natural é forte e constante, permitindo cozinhar com maior eficiência e em menos tempo.
O fornecimento de gás natural é constante, pois o sistema é permanente e não está sujeito a quebras.
O facto de o gás natural ser mais leve do que o ar faz com que, em caso de fuga, se dissipe rapidamente na atmosfera.
A distribuição do gás natural é feita através de redes construídas com o máximo rigor e com as tecnologias mais avançadas: chega aos locais de consumo através de condutas, o que evita o armazenamento e elimina o uso de botijas e os riscos inerentes à utilização destas.
Sendo um gás inodoro, é misturado com um produto que lhe introduz um cheiro próprio para que seja facilmente detetada a sua presença em caso de fuga nas canalizações.
O preço do gás natural é competitivo quando comparado com as demais formas finais de energia, tais como os gases de petróleo liquefeitos (canalizados ou de garrafa), reduzindo significativamente os seus custos energéticos mensais.
O gás natural permite prolongar a vida útil dos equipamentos, apresentando uma baixa emissão de gases ácidos e compostos de enxofre, que os corroem.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.
O gás natural tem vindo a assumir um papel cada vez mais relevante no contexto energético: é uma fonte energética económica, flexível, polivalente, com excelentes características ambientais, tornando-se assim um produto com uma amplitude de aplicações muito vasta, desde a produção de eletricidade, calor ou frio até à utilização nos transportes.
Em casa, o gás natural pode ser utilizado para cozinhar, lavar e secar, na obtenção de água quente, aquecimento e climatização. O gás natural oferece economia com equipamentos modulares que podem adaptar-se a grande parte das necessidades existentes.
O gás natural tem também vindo a ser cada vez mais utilizado nos transportes, nas suas duas formas de abastecimento: o GNL (gás natural liquefeito) e o GNC (gás natural comprimido). Existem soluções de abastecimento dos veículos domésticos, empresariais (para pequenas frotas) e públicos, estando Portugal a dar passos importantes no sentido de infraestruturar o país com estações de enchimento capazes de responder à procura.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.
O gás natural é uma energia ecológica, uma vez que se trata de um
recurso disponível diretamente na natureza: é usada no seu estado
natural, sem transformações ou tratamentos. Produz uma combustão limpa e
as emissões de dióxido de carbono são baixas. Como qualquer recurso
energético, o gás natural deve ser utilizado eficientemente, sem
desperdícios: lembre-se de que o consumo racional de energia tem
reflexo, não só na sua economia, como na preservação do meio
ambiente!
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.