O serviço leitura do contador é prestado pelo Operador da Rede de Distribuição.

Será direcionado para o site da EDP Gás Distribuição.

O serviço gestão de ocorrências é prestado pelo Operador da Rede de Distribuição.

Será direcionado para o site da EDP Gás Distribuição.

  • Faturação

    De acordo com o artigo 199º do Regulamento das Relações Comerciais, publicado por Despacho da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) n.º 9/2006 de 11 de setembro, informamos que a partir de 1 de julho de 2008 a faturação de gás natural passou a ser efetuada em kWh. Para o efeito, e dado o m3 continuar a ser a unidade de medida do gás natural, na fatura passa a constar a informação dos m3 medidos no seu local de consumo, bem como o fator de conversão para kWh.
    Quando não é possível efetuar uma leitura real (situação provocada por inacessibilidade ao contador, por exemplo) só será efetuada uma estimativa em kWh.

    Nos termos do novo quadro regulamentar que entrou em vigor em 1 de julho de 2008, a estrutura tarifária aprovada pela ERSE para os clientes com consumo anual inferior a 10.000 m3 abastecidos pelos Comercializadores de Último Recurso Retalhistas, previu a harmonização nacional dos escalões de consumo, de acordo com o quadro seguinte:

     Escalão    (m3/ano)
         
     Escalão 1    0-220
     Escalão 2    221-500
     Escalão 3    501-1.000
     Escalão 4    1.001-10.000


    Nesse sentido, os Clientes foram enquadrados nos novos escalões pelo seu histórico de consumo nos últimos doze meses, sendo-lhes aplicadas as Tarifas de Venda a Clientes Finais publicadas pela ERSE.


    Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

  • Fatura


    Nota: Método de cálculo da emissão de CO2 referida na fatura:

    Gás Natural – Emissões = FE (56.1 kgCO2/GJ) x FO (0.995) x PCI (38.46 GJ/km3) = 2.15 kgCO2/m3
    Por energia, considerando PCS = 11.667 kWh/m3 (PCS): Emissões 2.15 kgCO2/m3 / 11.667 kWh/m3 = 0.184 kg CO2/kWh

    Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

  • Fatura eletrónica

    Adira já à fatura eletrónica, reduza a sua pegada ecológica!


    Pode optar por receber a sua fatura em formato digital, aderindo à faturação eletrónica. Através deste serviço gratuito passará a receber a sua fatura diretamente no seu e-mail, com a garantia da fiabilidade do conteúdo proporcionada pela certificação digital. Aderindo à fatura eletrónica deixará de receber faturas por correio, contribuindo, assim, para a redução do consumo de papel.  

    Dirija-se às Lojas EDP com atendimento EDP Gás Serviço Universal ou contacte a Linha de Atendimento ao Cliente 808 273 333 e torne a sua fatura mais ecológica.

    Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

  • Periodicidade de faturação

    A 26 de maio de 2009 entrou em vigor a Lei n.º 12/2008, de 26 de fevereiro, que estabelece que os utentes dos serviços públicos essenciais têm o direito a receber mensalmente as faturas relativas aos serviços prestados. Por outro lado, o Regulamento de Relações Comerciais, da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), contempla a possibilidade de os comercializadores acordarem uma periodicidade diferente com os seus clientes.

    Salvo acordo em contrário, enviamos aos nossos clientes uma fatura bimestral*. Caso os clientes pretendam alterar a periodicidade de faturação para mensal deverão comunicar à EDP Gás Serviço Universal a sua decisão, através dos canais de atendimento habituais:

    1) Contactando a Linha de Atendimento ao Cliente 808 273 333;  
    2) Dirigindo-se às Lojas EDP com atendimento EDP Gás Serviço Universal.


    Nota:

    *No caso dos clientes com consumos anuais superiores a 10 mil m3 a fatura é enviada mensalmente.

    Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

  • Modalidades de pagamento

    A EDP Gás Serviço Universal coloca à disposição dos seus clientes várias opções para pagamento das faturas:

    Conta Certa

    Criada especialmente para quem não tem tempo para se preocupar com faturas, contas de final de mês ou prazos de pagamento, a Conta Certa é a forma mais cómoda e simples de realizar os pagamentos das faturas de gás.

    Opte pela Conta Certa:

    • Pagará sempre o mesmo valor, de forma regular, seja inverno ou verão;
    • Poderá gerir melhor o seu orçamento familiar pagando uma mensalidade fixa.


    Com esta modalidade de faturação pagará uma prestação igual durante 11 meses. Ao 12.º mês receberá uma fatura de regularização, com informação detalhada sobre os consumos processados e a acertar: resumo dos consumos efetuados nos 11 meses anteriores; mensalidades pagas durante esse período; saldo em crédito ou débito; indicação do valor de referência mensal a cobrar nos 11 meses seguintes.


    Se pagou mais do que aquilo que consumiu, a EDP Gás Serviço Universal creditará, de imediato e na totalidade, a diferença na sua conta bancária, sem atrasos nem complicações. Caso os seus gastos ultrapassem o valor pago, regularizará o valor em débito ao 12.º mês. A seu pedido, consideraremos o pagamento em prestações.  


    Esta modalidade de pagamento está disponível exclusivamente para clientes que adiram ao pagamento por Débito Direto. Para mais informações, contacte a nossa Linha de Atendimento ao Cliente 808 273 333.


    Débito Direto

    Seguro, cómodo e eficaz, o Débito Direto é a forma de pagamento que melhor combina com o gás natural.

    • Pagamento automático sem o risco de esquecimentos nem perdas de tempo;
    • Isenção de qualquer tipo de encargos (*);
    • Fim das preocupações com prazos de pagamento;
    • Possibilidade de verificar os valores a liquidar, através da receção antecipada da fatura.


    (*) exceto encargos cobrados diretamente pelas instituições bancárias - informe-se junto do seu banco.


    Para aderir a esta modalidade de pagamento contacte-nos, tendo presentes os seus dados bancários.   

    Balcões e rede de agentes da EDP

    Dirija-se a uma das lojas ou agentes EDP levando a sua fatura. Pague e guarde o respetivo comprovativo.


    Rede de agentes PayShop

    As faturas de gás também podem ser pagas nos estabelecimentos que fazem parte da rede PayShop. Para o efeito apenas é necessário apresentar a fatura e guardar o recibo que prova o pagamento.
     

    Multibanco

    A liquidação da fatura da EDP Gás Serviço Universal pode ser efetuada em qualquer caixa multibanco, a qualquer hora do dia:

    • Selecione a opção Pagamento de Serviços;
    • Digite os dados constantes na fatura: Entidade, Referência e Montante;
    • Guarde o talão emitido pela caixa multibanco como prova de pagamento.

    Balcões dos CTT

    Pague a sua fatura de gás em qualquer balcão dos CTT e não se esqueça de solicitar e guardar o comprovativo de pagamento.

     

    Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

  • Prazos de pagamento

    Os prazos normais de pagamento das faturas da EDP Gás Serviço Universal (a contar da data de emissão da fatura) são:
    - 10 dias úteis para clientes com consumos anuais inferiores a 10 mil m3;
    - 20 dias úteis para clientes economicamente vulneráveis (com tarifa social);
    - 30 dias para clientes com consumos anuais superiores a 10 mil m3.


    Passado este prazo sem que haja pagamento, é cobrada uma compensação por atraso no pagamento.

    No Débito Direto, o débito é executado a partir do 13.º dia sem encargos adicionais (exceto encargos cobrados diretamente pelas instituições bancárias - informe-se no seu banco).

    Aviso de corte

    Em caso de não pagamento da fatura, a EDP Gás Serviço Universal avança com o processo de corte do abastecimento de gás após envio de um aviso de corte com pelo menos, 20 dias de antecedência. No caso de clientes economicamente vulneráveis (com tarifa social), o aviso será enviado com a antecedência de 15 dias úteis.

    Pagamento após a data limite

    Sempre que ultrapassar a data limite de pagamento pode regularizar a sua situação de diversas formas, consoante a modalidade de pagamento que escolheu no momento da realização do contrato.


    Se preferiu o Débito Direto, e se o Banco recusar o pagamento, a EDP Gás Serviço Universal enviar-lhe-á um aviso propondo o pagamento por Multibanco ou nos Agentes EDP, indicando, para tal, todos os dados necessários.


    Se prefere os Agentes EDP, a rede PayShop ou o Multibanco, poderá ainda pagar a sua fatura 5 dias após a data limite de pagamento.


    Em qualquer dos casos referidos anteriormente serão debitados na fatura seguinte encargos por atraso no pagamento, conforme tarifário em vigor.


    Se o pagamento continuar por efetuar, a EDP Gás Serviço Universal irá enviar-lhe um aviso de corte. Este aviso, que constitui a última oportunidade de regularizar a sua situação, indica somente a data prevista para o corte do gás. Assim, deverá efetuar o pagamento dos valores em dívida antes dessa data.
     
    Se após o recebimento do aviso de corte não for efetuado o pagamento das faturas até ao último dia útil anterior à data prevista para o efeito, será executado o corte do fornecimento de gás na data indicada.

     

    Não se esqueça que:

    • O Débito Direto é a forma mais cómoda e segura para efetuar os pagamentos das faturas de gás. Para aderir a esta modalidade de pagamento pode recorrer às caixas Multibanco, selecionar a opção ‘Débitos Diretos’, introduzir o número da Entidade Credora (IDC) 101632 e o número da Autorização de Débito em Conta (ADC) associada ao seu contrato e que consta na fatura. Caso entenda, poderá também fixar o montante máximo e a validade máxima de cada instrução de débito.
    • Quando efetuar o pagamento através da rede de agentes PayShop, do Multibanco ou dos CTT, deve guardar o comprovativo.
    • Caso pretenda, a título excecional, efetuar o pagamento por cheque, este deverá ser endossado à EDP e enviado com a devida antecedência para:

      EDP Gás Serviço Universal
      Apartado 4580
      4009-001 Porto

      É imprescindível que remeta com o documento de pagamento o talão de controlo de cada uma das faturas que pretende liquidar.


    Encargos por falta ou atraso no pagamento


    Os preços dos serviços regulados definidos pela ERSE para o ano gás 2017-2018 são os seguintes:

    Quantia mínima a pagar em caso de mora (a)       
     Até 8 dias      € 1,25
     Mais de 8 dias      € 1,85


    (a) Valor mínimo. Acima desse valor será igual ao número de dias após a data limite de pagamento x valor em dívida x (0.0700/365). Taxa em vigor para o 2.º semestre de 2017.

    Notas:
    1. IVA aplicável à taxa de 23%.
    2.Taxa de juros de mora publicada no Diário da República, 2.ª série — N.º 147 — 1 de agosto de 2017.

     

    Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

  • Onde pagar

    Até à data limite de pagamento ou até 5 dias após esta data*

     

    Agentes EDP
    PayShop
    Multibanco
    CTT

     

    * Após a data limite de pagamento serão debitados, na fatura seguinte, encargos por atraso no pagamento.


    Não se esqueça que:
    O Débito Direto é a forma mais cómoda e segura para efetuar os pagamentos das faturas de gás. Para aderir a esta modalidade de pagamento pode recorrer às caixas Multibanco, selecionar a opção ‘Débitos Diretos’, introduzir o número da Entidade Credora (IDC) 101632 e o número da Autorização de Débito em Conta (ADC) associada ao seu contrato e que consta na fatura. Caso entenda, poderá também fixar o montante máximo e a validade máxima de cada instrução de débito.  

    Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.